Um resumo é uma declaração autocontida, curta e poderosa que descreve um trabalho maior, seria uma texto resumindo algo de forma enxuta com as coisas mais relevantes.
Componentes variam de acordo com a disciplina. Um resumo de uma ciência social ou trabalho científico pode conter o escopo, a finalidade, os resultados e o conteúdo do trabalho. Um resumo de um trabalho de humanidades pode conter a tese, o histórico e a conclusão do trabalho maior. Além de existir resumos de novelas, filmes e livros.
Um resumo não é uma revisão, nem avalia o trabalho que está sendo abstraído. Embora contenha palavras-chave encontradas no trabalho maior, o resumo é um documento original em vez de uma passagem extraída.
Por que escrever um resumo?
Você pode escrever um resumo por vários motivos. Os dois mais importantes são seleção e indexação. Os resumos permitem que os leitores interessados em um trabalho mais longo decidam rapidamente se vale a pena lê-lo. Além disso, muitos bancos de dados on-line usam resumos para indexar obras maiores. Portanto, os resumos devem conter palavras-chave e frases que permitam uma busca fácil.
O principal intuito de escrever um é facilitar a vida do telespectador e oferecer algo de mais fácil entendimento e que seja prático.
Quando pessoas escrevem resumos?
• Resumir uma novela;
• Resumir um filme;
• Resumir um livro;
• Complementar ou tese de mestrado ou doutorado;
• Aso escrever uma proposta.
Na maioria das vezes, o autor de todo o trabalho (ou trabalho prospectivo) escreve o resumo. No entanto, existem serviços profissionais de abstração que contratam escritores para redigir resumos do trabalho de outras pessoas. Em um trabalho com vários autores, o primeiro autor geralmente escreve o resumo. Os alunos de graduação são, às vezes, solicitados a redigir resumos de livros / artigos para os colegas que não leram o trabalho maior.
Um dos objetivos principais do resumo é a indexação. A maioria dos bancos de dados de artigos no catálogo on-line da biblioteca permite pesquisar resumos. Isso permite uma recuperação rápida pelos usuários e limita os itens estranhos recuperados por uma pesquisa de “texto completo”. No entanto, para que um resumo seja útil em um sistema de recuperação on-line, ele deve incorporar os termos-chave que um pesquisador em potencial usaria para pesquisar. Por exemplo, se você pesquisar na Biblioteca usando as palavras-chave “França” “revolução” e “política”, o mecanismo de pesquisa pesquisará todos os resumos no banco de dados que incluíram essas três palavras. Sem um resumo, o mecanismo de busca seria forçado a pesquisar títulos, que, como vimos, podem não ser frutíferos, ou então pesquisar o texto completo. É provável que mais de 60 dissertações tenham sido escritas com essas três palavras em algum lugar do corpo de todo o trabalho. Ao incorporar palavras-chave ao resumo, o autor enfatiza os tópicos centrais do trabalho e fornece aos leitores em potencial informações suficientes para fazer um julgamento informado sobre a aplicabilidade do trabalho.