Preparando-se para uma nova fase, a Volkswagen inicia os testes finais da Saveiro 2024, aguardando o momento oportuno após a saída de cena de Gol e Voyage.
O projeto, há dois anos em elaboração, ganha vida nas estradas em busca de uma identidade renovada (dado as más notícias sobre o novo Voyage 2024), enquanto a picape compacta permanece em produção, aguardando uma possível concorrência com modelos como a Fiat Toro e a nova Chevrolet Montana,
Renovação necessária
A Volkswagen Saveiro, já com quase 14 anos na atual geração, almeja uma atualização visual para manter-se relevante no mercado e competir de frente com a nova geração da Fiat Strada.
As alterações estéticas incluem a introdução de LEDs diurnos nos faróis, assim como a implementação de controles de estabilidade e tração em todas as versões, destacando a busca por competitividade e segurança.
A dianteira renovada da Saveiro 2024 busca se alinhar aos modelos mais recentes da Volkswagen, como Nivus, Polo Track e Taos. A grade maior e os novos nichos para os faróis de neblina em formato de “L” invertido refletem essa aspiração moderna.
As últimas imagens revelam ajustes na grade superior, passando de três para duas aletas, enquanto a grade inferior mantém duas aletas. Os faróis, por sua vez, não apresentam indícios de LEDs.
Na traseira, a proposta inclui novas lanternas com fundo acinzentado e uma barra preta brilhante que as interliga. A evolução do projeto considera agora uma barra fosca, sem alto relevo visível através da camuflagem, além de um novo para-choque traseiro.
Inovação e atenção à segurança
Uma das mudanças notáveis na Saveiro 2024 é a incorporação dos controles de estabilidade e tração em todas as versões, indo além do modelo Saveiro Cross. Essa adaptação, já implementada na Argentina, reflete o compromisso com a segurança, um aspecto cada vez mais valorizado pelos consumidores.
A mecânica continuará a mesma, com o motor 1.6 16V da família EA211, introduzido no início de 2022 na linha 2023. Este motor, mais robusto, oferece 106 cv com gasolina e 116 cv com álcool, um aumento significativo em relação ao antigo motor 1.6 8V da família EA111. Além disso, destaca-se o torque aprimorado, variando de 15,4 kgfm a 16,1 kgfm. O retorno do câmbio automático de seis marchas, uma novidade para a picape compacta, surge como uma resposta à Fiat Strada CVT, evidenciando uma busca pela inovação e competitividade.
Reposicionamento do modelo
Vale ressaltar que a Saveiro não oferecerá mais a opção de carroceria cabine estendida, focando exclusivamente em cabine simples e dupla. A variante cabine dupla promete uma versão abaixo da Cross, possivelmente revivendo a Highline.
Com o lançamento previsto para meados deste ano, espera-se não apenas uma renovação estética, mas também um possível reposicionamento de preços, visando manter a relevância da Saveiro no cenário automotivo nacional. O desafio será conquistar a preferência dos consumidores em um mercado dinâmico e competitivo.
Versões e preços da Volkswagen Saveiro 2023
- VW Saveiro Cabine Simples Robust – R$ 91.800
- VW Saveiro Cabine Simples Trendline – R$ 96.780
- VW Saveiro Cabine Dupla Robust – R$ 108.490
- VW Saveiro Cabine Dupla – R$ 123.080
Voyage definitivamente aposentado no Brasil (assim como o Gol)
O Voyage, quarto sedan mais vendido do Brasil em janeiro de 2023, oficialmente deixa o portfólio da Volkswagen, marcando o encerramento de seu ciclo de vida. Ao contrário do Gol, que recebeu uma edição especial de despedida, o Voyage encerrou seu legado sem grandes celebrações.
A confirmação da retirada do Voyage do mercado veio após a montadora alemã informar que os estoques nas concessionárias foram completamente esgotados. Uma consulta rápida ao site oficial da Volkswagen reforça a certeza de que o sedan compacto não está mais disponível para venda. Agora, ao selecionar a opção “sedan”, apenas o Jetta GLI 350 TSI é apresentado, embora o Virtus reestilizado ainda conste na lista geral.
Comercializado no Brasil desde maio de 1981, o Voyage despede-se após quase 42 anos de presença no mercado. Destacando-se como uma opção notável ao longo dos anos, o modelo integra a lista dos 10 carros mais icônicos da Volkswagen, elaborada pelo Canaltech, evidenciando sua relevância e as inovações que trouxe ao longo do tempo.
O anúncio oficial da interrupção da produção do Voyage foi feito pela Volkswagen em novembro de 2022. Próximo ao final do ano, as últimas unidades fabricadas foram exibidas na planta de Taubaté, no interior de São Paulo. O bom desempenho nas vendas de dezembro e janeiro acelerou o processo de aposentadoria do sedan, consolidando-se agora em fevereiro.
Por fim, a Volkswagen também encerrou o legado do icônico Gol, retirando-o de seu portfólio e oficializando sua aposentadoria. Após décadas de presença marcante no mercado automotivo brasileiro, o Gol, que desempenhou um papel significativo na história da montadora, agora se junta ao Voyage, outro modelo emblemático, fora de produção.
O Gol conquistou uma base sólida de admiradores ao longo dos anos. Seu adeus representa o fim de uma era e destaca a evolução contínua da Volkswagen, que direciona seu foco para novos horizontes e modelos inovadores.
Saiba mais sobre carros de 2024, inclusive da Volkswagen, como ficha técnica e outras informações relevantes sobre os modelos da montadora alemã.